15.8.06

 

Copa Stankovic I - A ameaça helênica

AP Photo
A Copa Stankovic serviu para mostrar o óbvio: no basquete de alto nível, regularidade é fundamental e o equilíbrio das forças, impressionante. Basta ver que as seis seleções participantes — Grécia, Alemanha, França, Brasil, China e Austrália — jogaram três vezes cada. Nenhuma venceu ou perdeu todos os jogos.

Na final, predominou a precisão da Grécia, atual campeã européia, que arrasou a Alemanha, que vinha de duas vitórias (lembram-se? regularidade...).

O placar de 84 a 47 em favor dos gregos mostra que a equipe de Dirk Nowitzki não foi nem sombra do time que não teve problemas para superar a China e que soube suportar a pressão brasileira para vencer por um ponto (76 a 75), no último sábado. Os germânicos, atônitos com a sólida defesa helênica, simplesmente não conseguiram encaixar seu jogo.

A vantagem, de 37 pontos, certifica — além de irregularidade alemã — a qualidade dos gregos. O leitor mais ligado na NBA logo tentará encontrar algum expoente do país na Liga... e perderá seu tempo. O único nome do país entre as 30 franquias do basquete norte-americano é Jake Tsakalidis, do Memphis. Que não jogará o Mundial.

O time não tem grandes estrelas, distribui bem suas ações ofensivas e não depende de um único jogador. Na partida desta terça-feira (15), por exemplo, o cestinha foi Vasileios Spanoulis, com modestos 12 pontos; além disso, o técnico Panagiotis Yannakis utilizou 13 jogadores. Apenas um deles terminou sem pontuar.

É bom ficar de olho na Grécia. Eles estão no mesmo grupo do Brasil e são o quarto adversário da equipe de Lula Ferreira no Grupo C do Mundial. O jogo acontece no dia 23. E aposto que será o mais difícil para os brasileiros na primeira fase.

Comentarios:
Legal esse seu blog, Thiago.
Fazia tempo que eu não via nada sobre baskete de uma maneira tão natural, assim... como se acontecesse na quadra da escola.
Gosto de ler textos assim e me lembrar de quando já me empolguei de mais com esse esporte e sacava pra caramba.
Hoje prefiro seus comentários e pontuações. Não me arrisco a fazer nenhum comentário, somente um na verdade: é bom ver uns nominhos estranhos roubando a cena!

Bjao
Did
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?