23.8.06

 

Comando da madrugada, 24/8

AP Photo
Chegou a hora da primeira decisão do Mundial. Na madrugada/manhã de quinta-feira saem os classificados para as oitavas-de-final da competição. Oito países já têm vaga garantida — Argentina, Espanha, Alemanha, Angola, Grécia, Turquia, Estados Unidos e Itália.

Outros três — Panamá, Catar e Senegal — estão eliminados. Restam 13 equipes na luta por oito lugares na segunda fase da competição.

A disputa no Grupo A tem cinco equipes. Exceto a Argentina, já garantida em primeiro lugar, todas as demais brigam por uma vaga, com vantagem para França e Líbano. Ambas têm duas vitórias e pegam os adversários mais fracos da chave. A Sérvia, atual campeã, pode ficar fora.

Na chave B a disputa direta é pelo segundo lugar, entre Alemanha e Angola. Nova Zelândia e Japão brigam pela quarta vaga, com ampla vantagem para os “kiwis”.

O Grupo C, do Brasil, tem Grécia e Turquia garantidas. Para se classificar em quarto (e pegar os Estados Unidos nas oitavas), a seleção de Lula Ferreira precisa derrotar a Lituânia. Caso vença por uma diferença superior a 14 pontos, o time fica em terceiro. Derrota deixa os brasileiros fora da segunda fase, com o pior desempenho da história.

Dominado pelos Estados Unidos, o Grupo D assiste a uma disputa interessante pelas duas últimas vagas. Eslovênia, China e Porto Rico lutam pelos lugares que restam na zona d classificação. A Itália, hoje segunda, pode perder o posto.

Vamos aos horários e ao exercício diário de palpitologia (vale um palpite? Acho que vou errar muito hoje...)

1h00 – Sérvia e Montenegro x Argentina
Palpite: de um lado, a atual campeã mundial; do outro, a medalhista de ouro nas últimas Olimpíadas. Sérvia e Argentina se enfrentam em um dos mais aguardados duelos da primeira fase com ambições diferentes: os europeus precisam vencer para garantir a classificação. Para os sul-americanos, o primeiro lugar no grupo já está garantido. Por achar que a Argentina jogará com o time reserva — e somente por isso — aposto em vitória da Sérvia.

1h00 – Angola x Alemanha
Palpite: a sensação do torneio contra a apagada seleção alemã, que ainda não acordou na competição. É um jogo perigoso, que pode reservar surpresas (ninguém se espante com uma vitória de Angola!), mas serei tradicional: a Alemanha vence.

1h30 – Eslovênia x China
Palpite: outro jogo difícil para os palpiteiros de plantão (presente!). Pela necessidade da vitória, apostaria na China; pela qualidade técnica, na Eslovênia. Como aqui não existe muro e basquete não tem empate, aposto nos europeus.

1h30 – Austrália x Catar
Palpite: enfim um jogo “menos difícil” (depois de Líbano x França, estou cauteloso...). A Austrália confirma o favoritismo e vence com relativa tranqüilidade.

4h00 – Líbano x Nigéria
Palpite: outra pedreira para que se arrisca a dar palpites. Os nigerianos venceram a Sérvia; os libaneses, França e Venezuela. Pela moral conquistada na vitória da quarta rodada, vou de Líbano.


4h00 – Nova Zelândia x Panamá
Palpite: jogo duro... de assistir. Dois times horrorosos, convenhamos. Mas os neozelandeses são favoritos e devem vencer, até porque sonham com uma vaga nas oitavas-de-final.

4h30 – Lituânia x Brasil
Palpite: gostaria muito de escrever que aposto no Brasil. Mas está cada dia mais difícil. Hoje à tarde, em conversa com o jornalista Rodrigo Alves, do Sportv, falávamos que “dá para ganhar sim, mas precisa jogar”. Pois é. Eis o grande problema. Por isso — e espero estar errado — aposto em vitória da Lituânia. Dramática, como sempre.

4h30 – Itália x Porto Rico
Palpite: são as duas seleções que deram mais trabalho aos Estados Unidos no Grupo D do Mundial. Nos demais jogos, atuações oscilantes, que preocupam os treinadores e a torcida. Pela qualidade técnica do conjunto, vou de Itália. Mas aviso: os porto-riquenhos podem (e devem) engrossar.


7h00 – França x Venezuela
Palpite: depois que a França perdeu para o Líbano, não coloco mais a mão no fogo. Mas a Venezuela também perdeu para os libaneses. E então, o que fazer? Pensar nos elencos, nos quintetos titulares, nos treinadores... e apostar na França.

7h00 – Japão x Espanha
Palpite: mais um jogo fácil. A Espanha deve poupar seus jogadores, já venceu suas quatro primeiras partidas... mas não tem conversa. A menos que aconteça algo muito estranho — pensei por alguns segundos e não encontrei exemplos — a vitória é deles. Fácil.


7h30 – Grécia x Turquia
Palpite: é uma das maiores e mais antigas rivalidades do basquete europeu. Por mais que estejam classificadas, é possível que entrem com força máxima (a Grécia não terá Zisis, que está fora do Mundial por causa de uma cotovelada de Anderson Varejão). Pelo potencial do time, apostaria na Grécia; baseado no que em quadra, faria uma fezinha na Turquia. Como não tem coluna do meio, vou de Grécia.

7h30 – Estados Unidos x Senegal
Palpite: para completar, outra partida de resultado previsível. O mais interessante em jogos desse tipo é notar como os norte-americanos apagam e acordam em quadra, de acordo com o momento da partida. Parece que dá sono jogar com um adversário tão inferior. E, para quem acompanhar todos os jogos da madruga, deve dar mesmo. Se estiver cansado, não precisa assistir. Você já sabe quem vai vencer, mesmo.

Comentarios:
Parabéns pelo blog, muito legal, pena que a seleção brasileira esteja essa decepção completa... Pelo bem do basquete brasileiro é melhor perder logo da Lituânia e voltar pra casa... assim quem sabe essa comissão técnica fraquejante tome um pouco de vergonha na cara e passe a bola...
O pior é ver que logo mais vem o feminino, que tem chance de 0% de ganhar o Mundial aqui em São Paulo... se cruzar com as americanas então..é 30 de diferença (com sorte)...
 
Fala, Fábio

infelizmente tenho de concordar com você... melhor acabar logo com esse sofrimento e partir para outra.

O pior é que corremos o risco de nada mudar. Ou de continuar mesma panelinha...

Abraço,
valeu pela visita!
 
Thiago, o link para o site do Rodrigo Alves está errado.

Hugo, o chato, que só comenta os erros de digitação porque não entende nada de basquete.

=)
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?